De acordo com os índices TIOBE e PYPL, o JavaScript está entre as linguagens mais pesquisadas na internet e é listado como uma das mais utilizadas no mundo. Então, se você estiver se questionando “por que aprender JavaScript?”, esse pode ser um bom argumento inicial. O meu objetivo com esse post é deixar algumas boas referências que eu já estudei e/ou conheci nesse assunto durante a minha carreira como desenvolvedor de software.
Pré-requisitos
Eu recomendo fortemente que você estude HTML & CSS, lógica de programação com algoritmos e estruturas de dados antes de começar no mundo de Javascript. Conseguir usar Git também pode te ajudar bastante.
Cursos Online
- Alura
- Fundação Bradesco
Sites referência para estudos
Livros
- Use a Cabeça! JavaScript
- Cangaceiro JavaScript: Uma aventura no sertão da programação
- O retorno do cangaceiro JavaScript: De padrões a uma abordagem funcional
Ideias para desafios
- Crie o seu jogo da velha
- Crie 2 páginas
- 1 página inicial com alguns dados de introdução
- 1 página de contato com e-mail, celular, cpf e uma mensagem, que faz as devidas validações, depois envia um e-mail para você com os dados preenchidos, dá uma mensagem de sucesso para o usuário e depois redireciona para a página inicial
Eu tive bastante dificuldade em evoluir meus conhecimentos em JavaScript quando comecei a estudá-lo, em 2012, bem no início da minha carreira e depois passei um bom tempo no back-end com Java sem precisar me preocupar muito com front, mas após alguns anos senti a falta desse hard skill que começou a me limitar como profissional para criar algumas soluções e decidi voltar a estudar e me aprimorar no desenvolvimento front-end e mobile, em uma tentativa de acabar com aquele receio que eu criei de programar no front-end. O CSS ainda é tenso (rs) mas já estou um pouco melhor…
A minha dica para você que está iniciando é estudar essa ferramenta da forma mais produtiva que conseguir imaginar e eu recomendo treinar bastante o básico antes de partir para o uso de frameworks. No site do Vue.js, por exemplo, eles recomendam que você consiga ao menos criar páginas e fazer algumas validações em formulários antes de começar a brincar com a ferramenta.
Gostou? Sentiu falta de algum material de apoio? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.
Espero que te ajude 😉
1 comentário Adicione o seu