Recomendações para estudar Vue.js

O framework Vue.js foi lançado em 2014 como Open Source, utilizando a licença MIT para que todos possam usar de forma livre e comercial. A ferramenta tem 176 mil estrelas no Github atualmente e é muito utilizada no mundo todo como uma boa solução para o front-end de aplicações web. Meu objetivo com esse post é deixar algumas referências para te ajudar a estudar e por em prática o uso de Vue.

No dia a dia de um desenvolvedor, que atua no front-end de aplicações web corporativas, geralmente o que acontece é programar utilizando ferramentas que facilitam o desenvolvimento ao invés de utilizar HTML, CSS e JavaScript puro. O Vue.js e seu trabalho com virtual DOM é uma excelente alternativa nesse sentido.

Diferente de muitas outras ferramentas que eu já estudei, a documentação online dessa é sensacional! Além do fato de que existe tradução em português e algumas recomendações de estudo lá também.

Pré-requisitos

The official guide assumes intermediate level knowledge of HTML, CSS, and JavaScript. If you are totally new to frontend development, it might not be the best idea to jump right into a framework as your first step – grasp the basics then come back! Prior experience with other frameworks helps, but is not required.

Retirado do guia na documentação oficial do Vue.js

Em tradução livre para o português, o que está sendo dito ali é que: “Para utilizar o guia oficial do Vue é necessário conhecimento intermediário de HTML, CSS e JavaScript. Se você está começando em desenvolvimento front-end, pode não ser uma boa ideia começar por um framework. Comece pelo básico e depois volte! Experiência prévia com outros frameworks ajudam, mas não é um requisito.”.

Se você viu meu post de ontem com recomendações para estudar JavaScript, sugiro que comece por lá, faça um daqueles desafios que propus ou outro qualquer que te ajude, só depois comece a utilizar frameworks.

Documentação Oficial

Cursos online

Ideias para desafios

  • Refatore aquela aplicação web que você já construiu em outro framework para usar Vue.js
  • Refatore um pedaço de uma aplicação web que usa outro framework para usar Vue.js
  • Crie uma nova página em um sistema que utiliza outro framework, usando Vue.js
  • Crie o seu jogo de batalha naval single player utilizando Vue.js

Depois te ter estudado JavaScript, HTML e CSS, você vai ver o quanto fica mais fácil aprender e usar Vue no dia a dia, construindo aplicações Single Page Application (SPA) profissionais.

Gostou? Sentiu falta de algum material de apoio? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero que te ajude 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s