Recomendações para estudar Angular

O Angular, ou Angular 2+, é uma ferramenta Open Source, com licença MIT, sua primeira versão foi lançada em 2016, desenvolvida pela Google e mantida por diversas pessoas da comunidade. Ela é uma reformulação total da versão AngularJS, construída pela mesma equipe da empresa e pode se dizer que são frameworks completamente diferentes com nomes parecidos. O meu objetivo nesse post é deixar algumas referências para te ajudar a iniciar sua jornada de estudos para aprender essa ferramenta.

Por que aprender Angular?

Assim como Vue.js e React, o Angular é uma das ferramentas mais populares para desenvolver o front-end de aplicações web. Eu tive a oportunidade de ver a migração do AngularJS para o Angular 2 e foi uma experiência frustrante porque não era possível simplesmente subir a versão, você precisava redesenhar praticamente tudo o que tinha construído no front e por isso o framework foi muito rejeitado na época, dando espaço para experimentar outras ferramentas pelo medo das breaking changes que ele traria.

Se nós reconhecermos que ambos são ferramentas diferentes, com nomes parecidos e experimentarmos a versão 2+, a boa novidade é que as quebras em subidas de versão não são mais daquela forma, eles aprenderam a lição e o framework pode nos ajudar muito no desenvolvimento front-end web e mobile.

Pré-requisitos

Assim como em Vue.js, aprender HTML, CSS e JS com certeza vai te ajudar e aqui eu adiciono o Microsoft TypeScript para utilizar a versão estável mais nova do Angular (10.2.0), recomendação de uso pela Google também.

Documentação Oficial

Cursos online

Ideias para desafios

  • Desenvolva uma loja virtual que vende o que você gostar usando Angular
  • Recrie uma(s) página(s) feitas com outro framework ou HTML, CSS e JS puros usando Angular
  • Recrie uma aplicação escrita em AngularJS para usar Angular

Pessoas referência

Gostou? Sentiu falta de algum material de apoio? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero que te ajude 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s