Entrevistas – Desenvolvedor Java – Motivação #15

O tema Motivação, mencionado no post #0 da série, revela diversas verdades sobre nós mesmos, tanto no trabalho como em qualquer lugar. O que será que nos motiva a acordar e levantar todos os dias? Você já parou pra pensar sobre isso? Neste post, eu irei contar o motivo para a ação de fazer perguntas sobre o tema “Motivação” e também as minhas respostas.

O que é motivação?

“Forças oriundas do interior de uma pessoa, que
são responsáveis pelo direcionamento, pela
intensidade e pela persistência intencionais dos
esforços, orientados para alcançar objetivos
específicos que não dependam de capacidades
ou de demandas ambientais.”

Definição de motivação, por Hitt et al, 2006.

Motivação para as perguntas

Quando comecei a fazer perguntas sobre os motivadores de cada pessoa que eu entrevistava, em 2018, o meu objetivo era simplesmente verificar se a empresa poderia manter aquela pessoa motivada por bastante tempo, de acordo com a combinação entre os valores individuais demonstrados na entrevista (e depois no dia a dia) com a cultura e valores da empresa. Eu tinha uma ideia de que pessoas motivadas trabalham melhor e produzem mais, além de tornar os dias do time melhores.

Depois de iniciar meus estudos sobre autoconhecimento, motivação, propósito e liderança, a minha mentalidade mudou e hoje a minha motivação para questionar é observar a consciência de cada um sobre seus motivadores intrínsecos e extrínsecos.

Em outras palavras, a minha motivação inicial estava parcialmente certa por tratar apenas os fatores extrínsecos de motivação e garantir que esses fatores não iriam desmotivar a pessoa, mas o que eu não tinha pensado, de forma consciente, é que esses aspectos não são os que mais motivam as pessoas. Existem pesquisas quantitativas sobre o assunto que demonstram que os fatores intrínsecos motivam mais e os extrínsecos desmotivam mais as pessoas e, no meu caso, elas fazem bastante sentido.

No entanto, o que me interessa no momento da entrevista é observar o individual, saindo do quantitativo e entrando no qualitativo, tentando compreender o quanto a pessoa de fato irá aplicar o capital intelectual dela no trabalho. Talvez a relação entre esses aspectos não seja óbvia e pode ser questionável, mas recentemente encontrei uma referência bibliográfica que me fez refletir mais sobre isso.

“os fatores
motivacionais são responsáveis pela
disponibilidade das pessoas de
aplicarem seu capital intelectual em
benefício do sucesso da empresa.”

Fonte: Hitt, M.A., C.C. Miller and A. Colella,
Comportamento organizacional – uma
abordagem estratégica. Editora: LCT.

De acordo com o meu entendimento sobre esse pensamento, pessoas desmotivadas no trabalho não tem vontade em aplicar o que sabem para que a empresa tenha sucesso. Como líder de equipe, procuro o equilíbrio entre a evolução das pessoas e dos negócios da empresa, então essa é uma preocupação diária e é por isso que eu pergunto sobre esse tema atualmente.

Perguntas

  • O que te desmotiva no trabalho?

Resposta: Acredito que os principais fatores sejam (1) Tomadas de decisão top-down sem contexto explícito e que tem impacto negativo no meu trabalho; (2) não estar contribuindo positivamente nas evoluções minha, das pessoas que trabalham diretamente comigo e dos negócios da empresa; (3) falta de alinhamento entre estratégico, gerencial e operacional; (4) desvalorização e falta de reconhecimento; (5) falta de integridade, onde o comportamento se mostra diferente da atitude; e (6) Microgerenciamento.

  • Como você lida com as frustrações?

Resposta: Hoje, eu procuro identificar o sentimento de estar frustrado com algo e busco focar essa energia em resolver o problema, também tento entender o porquê aquela situação foi frustrante, resgatar experiências similares do passado, refletir e direcionar a ação para aquilo que eu acredito ser o melhor para todos os envolvidos. Depois que eu me entendi comigo mesmo e quando o evento envolve outras pessoas, que geralmente é o que acontece, eu busco conversar sobre isso com elas, questionar e tentar entender as motivações delas e exemplificar o que eu vejo de impacto, buscando alternativas diferentes para o futuro.

  • O que te motiva?

Resposta: Acredito que os principais fatores sejam: (1) Ter autonomia; (2) aprender coisas novas; (3) experimentar desafios diferentes; (4) contribuir diretamente na evolução de pessoas; (5) resolver problemas complexos; (6) enxergar um propósito maior do que eu ou a empresa naquilo que estou fazendo; e (7) participar da execução e evolução de algo criado por mim.

  • Você se preocupa com a motivação dos membros do seu time?

Resposta: Com certeza! Costumo estar atento a tudo o que acontece no time desde antes de me tornar líder e acredito que esse fator de preocupação empática somado às habilidades técnicas foram o que me formaram como líder técnico em primeiro lugar. Sempre que estou trabalhando em equipe e uma pessoa parece não estar motivada eu me ofereço a apoiar, seja apenas ouvindo ou dando a minha visão, buscando contribuir em uma mudança positiva do estado mental da pessoa no momento e isso se aplica inclusive em equipes e áreas diferentes da minha. Além disso, busco entender e eliminar fatores externos que contribuem para a desmotivação das pessoas e trazer outros que podem ajudar na motivação extrínseca.

Todos temos altos e baixos na vida e conseguir reconhecer as emoções e sentimentos que nos motivam e desmotivam pode ser uma habilidade incrível para conseguir lidar com as diversas situações do cotidiano. Essa não é uma tarefa simples e objetiva, pois temos que olhar para a nossa subjetividade e aceitá-la, para então seguir em frente e conquistar o que desejamos. Eu acredito que cada indivíduo tem características únicas, que todos podemos evoluir qualquer skill que quisermos e para isso precisamos estar motivados.

Para saber mais

E ai, está motivado para conhecer as suas motivações? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero que te ajude 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s