Entrevistas – Desenvolvedor Java – Empresa #1

Nas entrevistas que faço, geralmente, vêm as apresentações e logo em seguida gosto de perguntar o que o candidato sabe sobre a empresa, muitas das vezes a resposta é “não sei” e isso me preocupa um pouco. Neste post irei descrever caminhos para as respostas e contar as minhas motivações em relação as perguntas do tema “Empresa” mencionado no post #0 da série.

Motivação

O motivo de eu considerar importante conhecer a empresa é saber com quem e em que vou trabalhar quando estou me candidatando a uma vaga ou se a pessoa que eu for entrevistar teve interesse em conhecer o negócio da empresa e projeto ou produto em que pretende trabalhar.

  • Qual é a missão, visão e valores da empresa?
    • Os valores batem com os meus?
    • Eu acredito que a missão é possível?
    • Essa visão de futuro me interessa?
  • O que essa empresa está fazendo hoje?

Nos cursos de administração e empreendedorismo que fiz ensina-se a importância de uma empresa determinar o que ela quer fazer, em que ela acredita e como ela se vê no futuro, e se você quer fazer parte de uma empresa talvez seja interessante fazer o mesmo para a sua vida e decidir se é naquela Organização que você quer investir seu tempo antes de entrar em uma entrevista.

Perguntas

  • O que você sabe sobre a nossa empresa?

Na maioria dos casos que tive a oportunidade de vivenciar, a resposta para essa pergunta estava disponível em algum lugar da internet, seja no site da própria empresa, em recomendações, redes sociais e outros meios de comunicação. Caso não tenha encontrado a informação disponível, não tenha medo ou vergonha de ser curioso, questione a pessoa, profissional geralmente de RH, que está te colocando para ser entrevistado.

  • Você sabe para qual projeto/produto é essa vaga?

Geralmente as vagas de Dev Java estão vinculadas a algum projeto ou produto, e nas descrições de vagas só costuma ter a stack necessária para participar de um processo seletivo. Essa informação dificilmente estará disponível na internet porque ela costuma ser estratégica para a empresa, mas mais uma vez, seja curioso, pergunte e pode esperar que te informem brevemente o que puderem sobre o projeto.

  • O que você acha de trabalhar em home office?

Em tempos de pandemia essa pergunta se tornou necessária, mas a área de TI já tinha oportunidades para trabalho remoto muito antes disso e agora acredito que seja uma tendência manter ao menos alguns dias de home office nas empresas, pois pode ser benéfico para empregado e empregador por vários motivos e acredito que irá ser oferecido como um benefício comum em um mercado brasileiro extremamente competitivo.

Uma das preocupações que as empresas e você podem ter é como você vai reagir se determinarem que o trabalho deverá “voltar ao normal”, todos os dias nos escritórios. Se questione se está disposto a ir trabalhar presencialmente e quer buscar empresas que oferecem este tipo de abordagem ou, então, se você não quer trabalhar remoto após a pandemia porque prefere o contato e troca com outras pessoas de forma presencial.

Gostou? Foi útil? Concorda ou discorda de algum ponto? Tem outras perguntas? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero que te ajude 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s