Motivação no trabalho – Âncoras de Carreira

Em diversos momentos da minha vida me perguntei sobre qual seria a carreira certa, conversei com várias pessoas experientes nas áreas em que pretendia atuar, escolhi trabalhar com a única área que eu acredito que pode trabalhar em conjunto com todas as que eu gosto, descobri a tecnologia e continuo me conhecendo. Meu objetivo com esse post é compartilhar um teste que fiz recentemente no MBA, contar como ele ajudou a descrever algumas características que sempre estiveram ali e espero que também te ajude na sua busca por autoconhecimento.

O teste foi desenvolvido por Edgar H. Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor da Sloan School Of Management- MIT, acredito que ele pode nos ajudar a conhecer o que nos mantém motivados e, como consequência, a tomar melhores decisões no trabalho, carreira, vida pessoal, relacionamentos e tudo em que nos envolvemos de alguma forma.

Âncoras de Carreira – Schein

Neste artigo, da Robert Half, tem uma breve introdução e explicação de como fazer o teste, além de você poder fazer download de uma planilha para te ajudar a preenchê-lo, ali você pode obter os resultados e explicações de cada âncora de carreira ou então ler uma das edições originais do livro Career Anchors, publicadas em conjunto com a editora Pfeiffer.

Vou deixar aqui os nomes das âncoras e meu resultado no teste, mas não pretendo explicá-las neste post e sugiro realizar o teste antes de buscar explicações sobre elas para não interferir no resultado.

O meu resultado em 10/2020

  • TF – Competência técnica/funcional: 3,4
  • GG – Competência Gerência Geral: 4,4
  • AI – Autonomia / Independência: 7,6
  • SE – Segurança / Estabilidade: 2,8
  • CE – Criatividade Empreendedora: 4,8
  • SD – Serviço / Dedicação a uma Causa: 6,2
  • DP – Desafio Puro: 5,4
  • EV – Estilo de Vida: 3,6

De acordo com o resultado do teste, o que eu mais valorizo no trabalho é autonomia e independência, seguido por trabalhar em uma causa, com muitos desafios e de forma empreendedora e criativa. (wow, parece que sou eu haha)

Segurança e estabilidade nunca me motivaram a ficar em um emprego, é verdade. Apesar de eu valorizar e buscar essa necessidade da existência humana como acredito que todos fazemos, até hoje não foi o que mais me “prendeu” ou me motivou em um trabalho.

Achei muito interessante e dessa vez não fui surpreendido pelo teste como aconteceu durante o teste das múltiplas inteligências, na verdade, eu já tinha alguma consciência quanto aos meus valores e foi muito legal ler um pouco mais sobre eles, descritos por um grande estudioso.

O autoconhecimento tem se mostrado uma ferramenta poderosa, não é mesmo?

E quanto a você, quais são as suas âncoras de carreira? O que te motiva a continuar trabalhando?

Gostou? Foi útil? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero que te ajude 😉

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s