Nas aulas de autoconhecimento do MBA fui apresentado ao Ikigai, achei muito interessante e fiz uma pequena pesquisa e reflexão a respeito. Acredito que esse estilo de vida, proveniente da cultura japonesa, pode ajudar a todos de alguma forma e por isto decidi compartilhar esse conhecimento.
Quando falamos a respeito de propósito de vida não existe certo ou errado, cada um tem a própria verdade e ela determina como queremos viver a vida. Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão para viver”, ou “razão para ser”, e existem diversas teorias sobre a sua origem. De acordo com os japoneses, todos temos um Ikigai e encontrá-lo requer uma intensa busca de si mesmo, o autoconhecimento.
O Ikigai é composto por 4 pilares e o encontro ou união deles é o equilíbrio que determina a nossa razão para viver.
- O que você ama
- O que o mundo precisa
- Pelo que você pode ser pago
- Em que você é bom
Se juntar o que amamos com o que somos bons em fazer temos as nossas paixões.
Se unirmos o que amamos com o que o mundo precisa descobrimos a nossa missão.
Ao conectar o que o mundo precisa ao que somos pagos para fazer descobriremos a nossa vocação.
Ao acoplar o que somos pagos a aquilo que somos bons temos uma profissão.
Como uma imagem muitas vezes diz mais do que mil palavras, este é um símbolo que busca representar o que é Ikigai (foi retirado daqui).

Na minha visão, o Ikigai é o equilíbrio entre estes 4 pilares em todos os dias da nossa vida. Ao encontrarmos algo que amamos, somos bons, o mundo precisa e somos pagos para fazer teremos uma razão para acordar todos os dias e nos sentirmos completos. (Sem preguiça, sem desculpas)
O meu primeiro post neste blog foi sobre a busca do autoconhecimento e a cada dia eu aprendo mais um pouquinho. Não acredito que esta seja uma resposta simplista ou que em algum dia vou conhecer tudo sobre o potencial que sou, mas identificar algumas características me ajudam a quebrar barreiras e rótulos, além de me ajudar a refletir sobre o porque quero acordar e me levantar todos os dias.
Gostou? Foi útil? Concorda ou discorda de algum ponto? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.
Espero que te ajude 😉
Sensacional!
Eu gosto muito da cultura japonesa, eles tem muitos insights para a vida prática.
CurtirCurtido por 1 pessoa