Recomendações para estudar SQL

Estamos em um mundo que utiliza bastante bancos de dados não relacionais, no entanto, a famosa SQL (Structured Query Language, ou em português Linguagem de Consulta Estruturada), é uma linguagem universal ainda muito utilizada em diversos servidores de bancos de dados relacionais, como Oracle, PostgreSQL, MySQL, MS SQL Server e outros. A SQL foi lançada oficialmente em 1974 e meu objetivo com esse post é te ajudar a encontrar caminhos para estudar e deixar algumas boas referências no assunto.

Antes de continuarmos, talvez você já tenha visto um pouco de SQL em algum lugar e/ou pode até encontrar similaridade com tabelas do MS Excel quando começar a estudar bancos de dados, mas quero deixar aqui que os comandos SQL não se restringem a queries (consultas) e podem ser divididos em 4 categorias: DDL, DML, DCL e TCL. A seguir, vou dar uma breve introdução do que são essas categorias para te ajudar a identificar o que está fazendo no banco de dados quando estiver estudando mais sobre o assunto e escrevendo seus comandos SQL.

DDL – Data Definition Language

A linguagem de definição de dados (DDL) é utilizada para definir e manipular as estruturas de dados de um banco de dados relacional. Exemplos: create, alter, drop, enable, disable, etc.

DML – Data Manipulation Language

A linguagem de manipulação de dados (DML) é utilizada para criar e modificar dados em estruturas criadas por DDLs. Exemplos: select, insert, update, delete, merge, etc.

DCL – Data Control Language

A linguagem de controle de dados (DCL) é utilizada para atribuir e restringir limites de acesso a dados para usuários do banco de dados. Exemplos: grant, revoke, deny, etc.

TCL – Transaction Control Language

A linguagem de controle de transações (TCL) é utilizada para gerenciar alterações feitas pelos comandos DML. Exemplos: commit, rollback, etc.

A partir dessas simples definições espero que você consiga desmistificar o que está fazendo enquanto estiver escrevendo as suas instruções SQL. Vou deixar aqui algumas boas referências que conheço neste assunto.

Livros

Cursos Online

Vídeos

Gosto bastante de bancos de dados relacionais e não relacionais e a forma como eu aprendi mais sobre SQL foi construindo e otimizando relatórios, então como exercícios para aprender eu recomendo a construção de modelos de dados, com suas entidades e relacionamentos, e relatórios, com seus filtros, agrupamentos, ordenações e resultado otimizado.

Gostou? Foi útil? Sentiu falta de algum material de apoio? Comenta ai e vamos aprender mais juntos.

Espero ter te ajudado 😉

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s