Como definir metas SMART

Ontem eu escrevi nesse post sobre como trabalhar com objetivos e resultados-chave, enquanto estava escrevendo me lembrei de um conceito muito interessante, o SMART, que nos ajuda a descrever melhor nossas metas.

Vamos juntos entender o que significa SMART antes de exemplificar como podemos definir. Bora lá?!

O que é SMART?

O acrônimo estendido de SMART é representado por Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Timebound. Traduzindo, temos que uma meta ou objetivo SMART deve ser específica(o), mensurável, alcançável, relevante e temporal (ter um prazo).

Exemplo de aplicação I

Meta: Ler um livro por mês.

Será que ela é SMART? Vamos validar a ideia… Específica? Ops… Um livro? Qualquer livro? Vish… Já furou 😦

Sobre o que você quer ler? Ou seu objetivo é apenas treinar leitura e não importa realmente o livro? Depende do que você realmente quer.

(Aah… Eu gosto de romance e enigmas, vou ler livros da Agatha Christie)

Opa, legal! Vamos voltar e escrever a meta novamente, de forma mais específica agora.

Meta: Ler um romance-policial da Agatha Christie por mês.

Qualquer livro de romance-policial da Agatha Christie?

(E já pode parar Gabriel… Já é o que eu quero, não importa qual livro, desde que tenha o Hercule Poirot está ótimo)

Tá bom, tá bom… Quando você traz essas ideias de negócios para ser aplicada em desejos pessoais fica mais difícil sim trabalhar com SMART, pois os desejos são subjetivos e as metas SMART são pensadas de forma objetiva. Contudo, isso não te impede de procurar ser o mais específico que conseguir e quiser naquele momento. O que você pode fazer para te ajudar é definir objetivos menores que chegam no mesmo resultado do que você quer, dá uma lidinha naquele post que comentei no começo e eu acredito que ele vai te ajudar com essa questão.

Vamos continuar nossa análise…

Mensurável? Sim! Está bem claro que você quer ler um livro por mês, portanto é fácil medir se você concluiu ou não ao final de cada ciclo. Se quiser, você pode medir a quantidade páginas lidas por dia, por hora, pela medida que você achar mais interessante.

Atingível? Depende… Você consegue e quer realmente parar um tempo pra ler? Você pode ler um livro por mês? Se sim, então é atingível.

Relevante? Se você diz que gosta de romance-policial, com certeza é relevante para você.

Temporal? Claro! Você determinou um prazo para concluir, um mês.

Exemplo de aplicação II

Meta: Tirar 10 na matéria de administração de empresas.

Vamos lá, agora você mesmo já consegue fazer… Tenta ai e depois continua lendo, vamos ver se a gente chega em resultados parecidos…

(…….)

Específica? Me parece que falta algo… Tirar 10 em administração de empresas… Talvez tenha faltado dizer de qual semestre e curso ela é, se tem várias provas ou uma só, pode ser através de um trabalho individual ou em grupo? Vamos tentar deixar mais específico…

(Aah é verdade, tem duas provas Gabriel! E o curso é de Administração mesmo)

Legal, então nossa meta pode ser mais específica.

Meta: Tirar média 10 na disciplina de Administração de Empresas do curso de Administração, tirando nota 10 nas duas provas.

Ok, me parece específico… Vamos continuar?

Mensurável? Dá pra medir… Na primeira prova você já vai saber se tirou 10 ou não e se é possível atingir, seu professor ou um sistema vai te informar as notas.

Atingível? E ai, está estudando pra valer? Tirar 10 é atingível desde que essa seja uma nota possível na escala. A escala é de 0 a 10, de 0 a 1000? Que tal se ao invés de 10 a gente chamar de nota máxima?

Meta: Tirar média máxima na disciplina de Administração de Empresas do curso de Administração, tirando a maior nota nas duas provas.

Legal… Relevante? Mais uma vez depende de você, é importante pra você tirar nota máxima ou só a nota de corte está de bom tamanho? Com a nota de corte você já passou da disciplina… Será que o seu objetivo é tirar nota máxima ou aprender? E aquele curso ali, é relevante mesmo?

(Aaah não, para com isso… Eu quero nota máxima e é isso…)

Beleza! A meta é sua e se é isso que é importante pra você vai em frente… (Mas eu acredito que aprender é mais importante do que tirar nota máxima rs)

Temporal? Acho que não né… Você até sabe que é, mas não escreveu ali na meta.

(Verdade… É semestral)

Ah legal… Então vamos terminar de escrever a meta…

Meta: Ao final do semestre, obter média máxima na disciplina de Administração de Empresas do curso de Administração, tirando a maior nota nas duas provas.

Temos uma meta SMART?!

Eu gosto de fazer esse exercício com as metas pessoais porque elas costumam ser mais difíceis e trabalhosas e isso me ajuda no processo de análise objetiva.

Espero que te ajude também! 😉

E ai, gostou? Foi útil? Concorda ou discorda de algum ponto? Comenta ai e aprendemos mais juntos.

Para saber mais…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s