É preciso ser um gênio da matemática para ser desenvolvedor de software?

Um de meus aprendizes me lembrou dessa questão e acho ela muito interessante, por isso decidi escrever um pouco sobre o que penso a respeito.

Em poucas palavras? Não precisa!

(Aah, quem disse isso?)

Não sei quem disse, mas eu nunca fui um gênio da língua portuguesa e mesmo assim escrevo aqui nesse blog porque eu acredito que posso ajudar, aprender e ensinar dessa forma. Além disso escrevo e-mails, converso em chats, leio livros e estou aqui aprendendo todo dia mais um pouquinho.

(Tá, mas não estamos aqui para falar de português… Me fala uma coisa, você é bom em matemática Gabriel?)

Pensando bem, eu posso dizer que tenho certa facilidade sim e por isso foi um tanto difícil começar a escrever esse post. No entanto, ter facilidade não necessariamente significa que eu seja um gênio da matemática ou que eu nasci pra isso… Apenas diz que me identifico com vários aspectos dessa matéria e me divertia fazendo os exercícios de lógica porque eles faziam sentido para mim.

Usar o raciocínio lógico para resolver aqueles exercícios era divertido, assim como eu acho incrível Sherlock Holmes e Hercule Poirot usando a mente para desvendar o que para muitos são mistérios ou enigmas. Por exemplo, a forma como compreendo e gosto de estudar a história das civilizações é colocá-las em uma ordem lógica para mim (linha do tempo) e tentar entender o que aconteceu em X época, que impactou na época Y até chegar em como afeta a minha vida hoje em dia e poderá afetar no futuro.

Exercício 1.: Dado que Y = X + 50, quanto vale… (Calma… rsrs)

(E como isso tem relação com ser desenvolvedor?)

Muitas vezes a gente não gosta das coisas porque elas não fazem sentido para nós e, por consequência disso, criamos uma barreira mental e não nos permitimos estudar mais sobre aquilo “porque é chato” ou porque alguém disse que não somos capazes e é ai que não vamos gostar e aprender mesmo. Vou te contar um segredinho caso você não saiba, o seu cérebro é capaz de coisas que o ser humano nem descobriu ainda e eu digo que você é capaz sim.

Aqui é o momento em que eu posso agradecer e valorizar os ótimos professores que fazem as aulas se tornarem incríveis e dizer que, na minha visão, esse é um dos trabalhos mais importantes e bonitos que conheço, pois o impacto que isso tem na vida das pessoas é gigante em todos os sentidos. (E, como aluno, quero “puxar a orelha” daqueles professores que não dão sentido nenhum para os seus alunos sobre o que quer que ensinem rsrs)

E se o seu professor de matemática tivesse te mostrado como e porque as temidas fórmulas matemáticas são construídas? Por que elas existem? Por que elas fazem sentido? Será que faria mais sentido para você? Talvez…

(Acho que estou entendendo aonde quer chegar… Ou não kkk me ajuda ai…)

Ok! Vou tentar desmistificar o que é lógica e o que é matemática junto com você. Vamos lá?

Lógica

“Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.” …

Tirei essa definição deste artigo.

“Lógica tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação.” …

E essa daqui.

Da forma como vejo isso, a lógica como conhecemos é uma ciência que foi descrita por Aristóteles mais formalmente há muitos e muitos anos e essa descoberta serviu de inspiração para estudos em diversas disciplinas criadas posteriormente, como matemática e computação.

A lógica está ligada ao pensamento e me lembro de ter ouvido em alguma aula que pensar e saber que pensa é o que define homo sapiens sapiens. Se você está lendo esse post pode ter PENSADO que você não é bom em matemática e por isso essa área não é para você, mas você já usou um pensamento lógico para chegar a essa indefinição ou dúvida e isso me mostra que você já é capaz de começar a estudar e aprender coisas das quais você nem imagina que existam se manter a sua mente aberta.

Matemática

“A Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais. Ela desenvolve uma constante busca pela veracidade dos fatos por meio de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.” …

Peguei esse daqui

Em outras palavras, acredito que a matemática é um meio de aplicar a lógica àquilo que conhecemos ou queremos conhecer e se você começar a se questionar os porquês quem sabe comece a fazer algum sentido e ai você passe a gostar de aprender.

(Legal isso ai… Não tinha pensando nisso)

Todo esse processo de pensamento serve para você se questionar sobre outras matérias das quais não gosta também e começar a quebrar essas barreiras que só dificultam ou neutralizam a sua visão sobre aprender.

Então, a minha resposta nesse momento é não, você não precisa ser um gênio em matemática para ser desenvolvedor de software! Mas precisa abrir a sua mente para o autoquestionamento e decidir se você gosta e quer resolver problemas usando o seu pensamento, a computação e desenvolvimento de sistemas para isso.

(Ainda to na dúvida, mas vou dar uma chance para mim… Por onde eu começo?)

Eu escrevi um outro post sobre como começar nessa área e contei como foi a minha experiência no início também neste aqui.

O que achou? Tem mais dúvidas sobre o assunto? Concorda ou discorda de algum ponto? Comenta aqui e vamos aprender mais juntos.

Espero ter te ajudado 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s